O prefeito Humberto

Atuo na imprensa desde 1973.
É muito tempo e muitas reportagens, textos e documentos.
Foram anos e anos na TV, no Rádio e nos jornais, inclusive como correspondente do jornal o Globo, na década de 1970.
Sou da lavra de Waldyr Senna Batista e Dr. Oswaldo Antunes. Yvonne Silveira e Padre Murta. Baby/Meire Figueiredo e Neide Pimenta.
Vi e acompanhei muitas administrações.
Agora a gente acompanha a transformação pela qual Montes Claros passa através das mãos de Humberto Souto.
Os bons exemplos desta ótima administração podem ser muitos, mas escolherei três.
A Avenida Vicente Guimarães está sendo reconstruída. Durante anos e anos, após uma enchente, aquela importante avenida ficou destruída. E ainda tinha um defeito estrutural, sem saída para volume maior de água.
Ninguém quis assumir aquela reconstrução. Humberto aceitou a empreitada.
A UPA do Chiquinho Guimarães ficou dez anos abandonada.
A cada administração o prefeito de plantão anunciava com pompa e circunstância: “agora a obra sai”. Saía e não voltava.
Abandonada, depredada e utilizada como troféu na retórica política, aquela Unidade de Pronto-Atendimento parecia mesmo fadada a entrar para o índex do cemitério das ilusões.

Parecia. Pois bastou Humberto Souto assumir a prefeitura, a UPA do Chiquinho foi praticamente reconstruída, soerguida de seus escombros. Virou até hospital de campanha para retaguarda da pandemia. Não precisou ser usado e agora será aberta ao povo,
Outra obra enigmática foi a avenida do córrego do Cintra. Fragmentada no passado e palco de dinheiro descendo pelo esgoto a céu aberto, agora a avenida está pronta, ligando Vera Cruz, Vila Ipiranga, Lourdes e Cintra/Roxo-Verde.
Nestes três casos, antes enigmáticos e agora solucionados, Humberto Souto mostrou sua firmeza e pertinácia, sustentadas pela honestidade com o dinheiro público.
Ora, se o problema existia, por que a solução não aparecia?
Humberto montou um fundo para pagar obras licitadas, todas com desconto, executou tudo debaixo de planejamento milimetricamente articulado, dentro da cronometria de pagamentos sem atropelos, sem desvios, sem vantagens para quem quer que seja.
Ela anteviu como oráculo que iria acontecer uma crise econômica no país, como de fato ocorreu, e ainda teve o governo do Fernando Pimentel (PT), que reteve dinheiro da educação e da saúde.

Humberto colocou dinheiro no caixa da prefeitura.
Isso tem muito valor num mundo cada vez mais corrupto, de ladravazes com dinheiro escondido nas nádegas.
Humberto agiu corretamente e valorizou o povo de Montes Claros, honrando o cargo que assumiu com a única promessa de respeitar o dinheiro público e não levar vantagem em nada.

Isso é dignidade que precisa ser louvada e exaltada.
Por isso, o povo quer novo mandato para Humberto Souto. Ninguém em sã consciência quer voltar ao tempo de malandragens, saúde decadente, educação sucateada, ruas esburacadas, lixo para tudo quanto é lado. E discurso vazio, às vezes tolo, ao ponto de também achar que a gente é besta.
Humberto é último da raça antiga dos nobres ainda em atividade na política. Que os que estão chegando se mirem neste bom exemplo de gestor. Para o bem de Montes Claros do futuro.

Texto por: Benedito Said

Comentários

Mais do Comando das 7

O prefeito Humberto

Atuo na imprensa desde 1973. É muito tempo e muitas reportagens, textos e documentos. Foram anos e anos na TV, no Rádio e nos jornais,

Ler Mais

Dia do Professor

Professor não precisa ser institucionalizado. É berço que balança a educação das gerações, independente da sala de aula. Assim como o agricultor ensina a plantar

Ler Mais